Garantir a segurança, tanto das pessoas quanto do patrimônio, é prioridade para muitas empresas no Brasil. Por isso, o Controle de Acesso Corporativo ganha cada vez mais importância neste contexto, uma vez que é uma solução segura e flexível, adaptando-se facilmente a diversas necessidades.
Para ajudar você a entender melhor o que é e como funciona o controle de acesso, bem como a entender as diferentes soluções do mercado para você implantar na sua empresa, criamos este artigo de leitura rápida e fácil. Confira!
O que é Controle de Acesso?
Controle de Acesso trata-se do conjunto de ações e tecnologias usadas, em pontos estratégicos, para controlar a passagem de pessoas e veículos em ambientes, tanto empresariais quanto residenciais O objetivo principal é impedir a entrada de pessoas não autorizadas, garantindo segurança e integridade a pessoas e bens.
O Controle de Acesso é usado principalmente em ambientes com fluxo elevado de pessoas, materiais e veículos, bem como em locais que possuam acesso a valores, áreas de riscos como acidentes químicos ou elétricos, contaminação, documentos, operação de sistemas importantes para o negócio, dentre outros.
Além de limitar o acesso a esses ambientes somente a pessoas autorizadas, o controle de acesso possibilita identificar quem entrou ou saiu das dependências da empresa, em quais horários, em quais espaços esteve, dentre outras informações para garantir a proteção das pessoas, bens e informações da instituição.
Por meio da combinação de softwares com dispositivos de acesso, como crachá, leitor biométrico, entre outros, é possível identificar locais, datas e horários específicos, criando agendas com diferentes níveis de autorizações para cada usuário.
Tipos de Controle de Acesso mais Utilizados por Empresas
Os rápidos avanços tecnológicos do mercado também chegaram ao setor de controle de acesso. O que é extremamente necessário, para a antecipação e proteção contra as ações de criminosos, cada vez mais elaboradas. Dessa forma, hoje em dia existem muitas soluções de segurança capazes de reforçar as restrições no acesso a ambientes: seja de moradores, colaboradores ou do público em geral. As mais usadas são: biometria, credenciais virtuais, senhas e identificação em plástico.
Controle de Acesso com Identificações em Plástico
Este método é o mais utilizado em ambientes que circulam pessoas e/ ou veículos e que necessitem seu controle. Funciona como uma espécie de credencial, de modo que o sistema identifica e libera o usuário, de acordo com as restrições estabelecidas pela própria empresa.
A liberação ocorre por aproximação ou passando o cartão em um leitor. É a metodologia de controle de acesso mais utilizada em empresas que precisam restringir ou liberar o acesso de determinados colaboradores a determinadas áreas ou departamentos da empresa, limitando e organizando a circulação de pessoas e possíveis brechas na segurança do local.
Como o sistema também é capaz de identificar o usuário, bem como mapear datas e horários de acesso, muitas empresas utilizam esses mesmos dispositivos como controle de ponto dos colaboradores, agregando mais esta função e otimizando o custo-benefício do seu investimento.
Os crachás, cartões e carteiras de identificação são considerados um documento, portanto tem uso pessoal e intransferível. Os tipos mais comuns são:
- Magnético: as informações são lidas e repassadas ao sistema.
- Com código de barras: uma codificação específica é enviada ao sistema.
- Por aproximação: basta aproximar o cartão do leitor para as informações serem repassadas ao sistema, via chip
>>> Conheça aqui mais vantagens em utilizar Identificação em Plástico na sua empresa
Aprenda Mais com nosso eBook Grátis
Gostou do que viu até aqui? Esperamos ter conseguido ajudar você a esclarecer suas principais dúvidas sobre Controle de Acesso Corporativo e Identificação em Plástico. Para aprofundar seus conhecimentos, baixe agora mesmo nosso eBook e tire todas as suas dúvidas. Aproveite, é grátis!