O crachá é o método de identificação mais utilizado para o controle de acesso em empresas no Brasil. No entanto, devido à dificuldade da construção da cultura de uso dos crachás dentro das empresas, em muitas situações o tema vira debate e sua utilidade acaba sendo questionada.
Na verdade, o crachá é muito mais que uma “colinha” com o nome e o setor de cada colaborador. Para muitas empresas, ele representa um recurso que fortalece a segurança, ajudando a garantir a integridade de pessoas e patrimônio da empresa.
Para ajudar você, criamos este artigo que ajudará a entender melhor esse contexto e definir se o crachá é a solução mais adequada para a identificação de pessoas. Boa leitura!
O que é um crachá de identificação?
Crachás de identificação são cartões de identificação, que funcionam como uma espécie de “carteira de identidade” profissional.
Geralmente trazem as informações que facilitam a identificação no ambiente de trabalho:
- Nome Completo
- Nome da Empresa
- Setor
- Fotografia
Há diferentes opções de uso para os crachás, e a definição da finalidade é fator decisivo para a escolha do material de fabricação e as tecnologias que serão utilizadas.
As principais finalidades de uso do crachá são a identificação de colaboradores e visitantes, liberação de acesso a ambientes restritos e registro de ponto de colaboradores. Já quanto à tecnologia utilizada, as principais são: código de barras, QR Code ou chip interno.
Quanto à fabricação, as empresas tanto podem encomendar os crachás já prontos, contendo todas as informações e tecnologias necessárias, quanto podem adquirir impressoras especializadas e produzi-los internamente – proporcionando instantaneidade e redução de custos nas grandes quantidades.
A importância do crachá de identificação
Principalmente em empresas com grande quadro de colaboradores, o uso de crachás de identificação é muito importante para segurança pessoal, bem como de todos os ambientes da empresa .
Além disso, facilitam a identificação e a comunicação entre colegas de trabalho, uma vez que indicam o nome e setor das pessoas.
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Crachás contribuem também para a consolidação de uma cultura empresarial forte, uma vez que promovem sensação de pertencimento e até de orgulho de fazer parte da instituição.
E, somado a isso, temos o impacto do marketing. O uso dos crachás também contribui para a construção de imagem profissional, ajudando a conferir credibilidade à marca.
Perante a lei, crachá é obrigatório?
Diferente do que muitos pensam, o uso não é totalmente facultativo. Confira o que diz a Norma Regulamentadora nº 11 da PORTARIA MTB Nº 3.214 do Ministério do Trabalho e Emprego, sobre essa temática:
“11.1.6. Os operadores de equipamentos de transporte motorizado deverão ser habilitados e só poderão dirigir se durante o horário de trabalho portarem um cartão de identificação, com o nome e fotografia, em lugar visível”.
Além disso, a legislação trabalhista também permite que o empregador defina a obrigatoriedade ou não do uso do crachá no interior de suas instalações. Nesses casos, mesmo uma empresa que já havia optado por não tornar o uso obrigatório, poderá fazê-lo por aditivos contratuais.
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