Se você é gestor de RH ou dono de uma empresa de médio/grande porte com grande número de funcionários, com certeza já deve ter ouvido falar de crachá funcional e crachá de acesso. Mas você sabe a diferença entre eles? Neste artigo, vamos esclarecer suas dúvidas e ajudá-lo a escolher a opção que melhor atende às necessidades da sua empresa. Acompanhe.
O que é crachá funcional?
O crachá funcional é utilizado para identificação dos funcionários e, geralmente, contém informações como nome, cargo, foto e departamento em que atua. Portanto, é uma forma simples e ágil de identificar as pessoas dentro da empresa.
Além disso, pode vir equipado também com tecnologia para o registro de ponto, otimizando a função do material e reduzindo custos.
O que é crachá de acesso?
Já o crachá de acesso é utilizado para controle de acesso a áreas restritas dentro da empresa, como salas de reunião, laboratórios, entre outras. Ele é equipado com tecnologias compatíveis a mecanismos de controle de acesso, tais como tarja magnética, chip, código de barras, QR Code, entre outros, que são lidos por um dispositivo que dá ou nega acesso ao ambiente.
>>> Saiba mais sobre Controle de Acesso Corporativo
Qual a diferença do crachá funcional para o crachá de acesso?
A principal diferença entre eles é a finalidade. Enquanto o crachá funcional tem a função de identificação do funcionário, o crachá de acesso tem a função de controle de acesso a ambientes restritos. Além disso, o crachá de acesso geralmente é utilizado em empresas que lidam com informações sensíveis ou que precisam ter um controle maior sobre o acesso às áreas restritas.
A escolha entre um crachá funcional e um crachá de acesso vai depender das necessidades da sua empresa. Se o objetivo é apenas identificar os funcionários, o crachá funcional é a melhor opção. Mas, se sua empresa precisa de um controle mais rígido sobre o acesso a áreas restritas, o crachá de acesso é a escolha ideal.
Há casos em que faz sentido unir as duas funções em um mesmo material, de modo que o crachá funcional já vem com os dados de identificação do colaborador, bem como também vem equipado com a tecnologia para o registro de ponto e também para o controle de acesso. Nesses casos, o colaborador usa o próprio crachá para acessar os ambientes da empresa nos quais tem liberação para circular.
>>> Conheça a linha de crachás e cartões de identificação da Identisul
Aprenda mais com o Manual do Controle de Acesso com Identificação em Plástico da Identisul
A Identisul, especializada em soluções de identificação, lançou recentemente um guia completo e gratuito: o “Manual da Identificação em Plástico”. Este recurso traz informações essenciais e práticas sobre o uso de crachás, cartões e outros acessórios de identificação em plástico para controle de acesso, além de apresentar dicas importantes para garantir a segurança dos seus colaboradores e visitantes. Aproveite esta oportunidade e baixe agora mesmo!